Chamada para empréstimo: Sitawi e Instituto Sabin abrem captação para negócios de impacto

Aberta nova seleção para negócios com propósito, oferecendo acesso a recursos financeiros e acompanhamento especializado

A Sitawi Finanças do Bem e o Instituto Sabin abriram uma nova chamada para negócios de todo o Brasil que buscam impulsionar suas atividades e impacto positivo. O prazo para se inscrever vai até 19 de março e visa selecionar empreendimentos aptos a captar entre R$ 100 mil e R$ 500 mil em uma rodada de investimento na Plataforma de Empréstimo Coletivo para Impacto da Sitawi. Além do acesso aos recursos necessários, oferecemos acompanhamento e apoio na estruturação financeira para garantir o pagamento do empréstimo coletivo.

Entre os atrativos para os empreendedores sociais, estão a carência de 6 meses e até 30 meses para pagamento. O empréstimo coletivo permitirá que os negócios tenham acesso a crédito com juros pré-fixados, de Selic +2% ao ano. Para participar, além de possuir um negócio viável e capacidade de pagamento do empréstimo, as organizações devem possuir CNPJ e estar voltadas para impacto positivo, sem restrição de tema (social, ambiental, entre outros).

“O investimento de impacto, embora em ascensão em reconhecimento e valor movimentado, ainda enfrenta grandes barreiras para a participação do investidor comum. Enquanto isso, os negócios de impacto buscam capital para expandir e continuar influenciando positivamente o meio ambiente e a vida de muitas pessoas. Nosso objetivo é integrar cada vez mais o investimento de impacto à rotina das pessoas, não apenas facilitando a captação de recursos financeiros, mas também fornecendo suporte contínuo para o desenvolvimento e o acompanhamento dos negócios em nossa plataforma”, comenta Ana Beatriz Villela, Coordenadora Sênior de Investimento de Impacto da Sitawi.

A Plataforma Sitawi nasceu de uma colaboração dedicada a aumentar o capital disponível para impacto social e também a potencializar seu efeito: de um lado, a experiência de mais de 15 anos da Sitawi em investimento de impacto; do outro, o Instituto Sabin, com sua expertise em inovação financeira voltada para o social. 

“Neste ano comemoramos 5 anos como parceiros estratégicos da plataforma de empréstimo coletivo da Sitawi. A parceria duradoura mostra nossa confiança no propósito e, especialmente, na eficiência da plataforma. Por meio dela, conseguimos contribuir para nosso eixos estratégico que busca o fortalecimento de ecossistemas de organizações de impacto de todo o Brasil, de duas formas: ampliando o acesso a um capital paciente e empático por empreendedores sociais brasileiros e viabilizando que toda/o brasileira/o se torne um/a investidor/a de impacto”, destaca Gabriel Cardoso, gerente-executivo do Sabin.

Inscrição

Os negócios interessados podem se inscrever até o dia 19 de março de 2024, pelo site da Plataforma Sitawi. Na inscrição será necessário descrever aspectos da organização, como sua missão, finanças, impacto gerado e objetivo da captação.

Seleção dos negócios

A Sitawi fará os processos de avaliação e seleção dos negócios. As organizações que se encaixarem no propósito dessa chamada passarão por uma análise criteriosa e aprofundada de dados financeiros, operacionais e de impacto.

A etapa de análise compreende uma pesquisa detalhada sobre a situação financeira e contábil da organização, bem como do modelo de negócio, avaliando a capacidade de pagamento deste empréstimo.

As organizações selecionadas e aprovadas no processo de análise irão captar pela Plataforma Sitawi através do modelo Peer-to-Peer Lending (P2P), que é a junção de capital proveniente de diversas fontes (pessoas físicas ou jurídicas), por meio de uma plataforma digital.

Além da captação de recursos para alavancar suas operações e aumentar a escala do seu impacto, os empreendedores selecionados têm acesso a mentorias para os seus negócios e um acompanhamento personalizado pela equipe de especialistas da Sitawi.

“Não recebemos apenas o recurso financeiro, mas tivemos todo o auxílio técnico e cuidado por parte da equipe da Sitawi, o que foi fundamental em um momento em que ainda não possuíamos maturidade suficiente. Tenho convicção de que amadurecemos muito ao longo do tempo, superando diversos processos bastante complexos. Só tenho a agradecer pelo processo que foi fantástico e pelo apoio de todos da Sitawi e estou muito feliz que tenha sido concluído com sucesso. Todas as pessoas com quem tive algum tipo de contato na organização contribuíram imensamente em todas as etapas, jamais abandonando a nossa empresa”, comenta Glauco Aguiar, CEO da Manaós Tech, negócio de impacto que captou com a Plataforma em 2020 e já quitou o empréstimo.

Modelo de blended finance

A Plataforma Sitawi utiliza o modelo blended finance (ou capital misto), que combina capital proveniente de diferentes meios – doações ou investimentos – para que sejam atrativos tanto para o empreendedor social quanto para o investidor de impacto.  Assim, possibilitamos o crescimento de organizações que geram impacto socioambiental positivo no mundo e estimulamos investimentos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidas pela ONU.

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo