O poder da colaboração entre ONGs e empresas privadas

Empresas privadas têm se preocupado cada vez mais com o impacto positivo que podem promover para a sociedade e o meio ambiente. Essa estratégia, muitas vezes conhecida como ESG (ambiental, social e governança, em português), serve para adequar-se a um público cada vez mais consciente, que busca consumir de maneira ética e sustentável. Dessa maneira, surgiram as parcerias entre empresas privadas e organizações do terceiro setor.

O que são e como funcionam as parcerias entre ONGs e empresas 

As parcerias entre empresas e ONGs podem se dar através de uma prática utilizada para facilitar o cumprimento de objetivos socioambientais que uma entidade estabelece. Essa colaboração abre espaço para que empresas privadas financiem iniciativas filantrópicas, que poderão ser conduzidas por organizações de impacto socioambiental.

Na Sitawi, esse mecanismo tem início quando uma instituição privada entra em contato conosco para buscar soluções ESG. Nós, que já possuímos experiência e conhecimento sobre impacto positivo, realizamos consultorias e desenvolvemos um plano de ação que é financiado pela empresa parceira. Dessa colaboração podem surgir programas de voluntariado e ações de sustentabilidade, por exemplo.

Quais as vantagens?

Para as empresas privadas, programas de impacto social aumentam o engajamento do público e dos colaboradores com a missão e os valores da empresa. Já para as organizações do terceiro setor, é possível aplicar a expertise adquirida, criar conexões no setor privado, e ainda atingir seu principal objetivo: gerar impacto positivo.

Além disso, nessas parcerias acontece uma complementação: as ONGs colaboram para o papel social das empresas privadas. Isso garante que organizações responsáveis por fatores econômicos mundiais também promovam a transformação da sociedade e da conservação da natureza, promovendo justiça, prosperidade e desenvolvimento.

Como conseguir parcerias?

Uma parceria de sucesso precisa ter combinação entre as partes, isso significa que as duas organizações precisam ter suas missões alinhadas. Por isso, pesquisar a fundo a atuação, reputação e cultura da possível parceira é essencial. Ter esses pilares bem definidos e comunicados faz toda a diferença para que as futuras colaborações cheguem.

Utilizar as redes sociais para interagir com outras organizações é uma estratégia que chama a atenção e promove networking, fazendo com que o trabalho seja visto. Além disso, ter uma pessoa ou equipe responsável pelo atendimento dessas solicitações de colaboração pode fazer toda a diferença. Afinal, um contato direto e assertivo leva a maiores chances de fechar o acordo e promover o impacto positivo em conjunto.

Nossa experiência | Cases de sucesso

Na Sitawi, acreditamos que a transformação do mundo só acontecerá com a mobilização de diversas partes e, por isso, estamos constantemente buscando parcerias que sejam capazes de promover esse impacto. Nossa frente de Gestão de Filantropia possui muitos exemplos práticos de empresas que se uniram a nós e contam com a gestão financeira da Sitawi em Fundos Filantrópicos para mudar a realidade de milhares de pessoas. Veja só:

  • BNDES 

Parceria de longa data, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) instituiu dois Fundos Filantrópicos conosco. O BNDES+ Patrimônio Cultural é voltado para a valorização e preservação da cultura brasileira. Já o BNDES Salvando Vidas mobilizou mais de 80 milhões para o combate da Covid-19 e a mitigação das mazelas sociais e econômicas geradas pela pandemia no país.

  • Natura

O fundo Rios Vivos, da Natura&Co, tem como objetivo apoiar a reciclagem de embalagens de produtos em 8 municípios da região Amazônica. Essa iniciativa impulsiona a estruturação de cadeias sustentáveis de plástico pós-consumo.

  • Google for Startups

O Black Founders Fund é uma iniciativa da Google for Startups que busca diminuir as desigualdades no ecossistema de empreendedorismo. Em sua segunda fase com a Sitawi, o projeto destinou R$5 milhões para 30 negócios geridos e fundados por empreendedores(as) negros(as).

Gostou de saber mais sobre o poder das colaborações? Conheça todo o nosso portfólio em Gestão de Filantropia aqui

Compartilhe

Publicações relacionadas

Gostou do nosso conteúdo?

Assine nossa newsletter e receba mais novidades sobre a Economia de Impacto.

Ir para o conteúdo