Como as cooperativas podem alavancar resultados positivos

No mês em que comemoramos o Dia Internacional das Cooperativas, te convidamos a conhecer mais sobre essas associações, que estão cada vez mais presentes em nosso portfólio.

Você sabia que pequenas empresas podem competir com grandes marcas do mercado? Isso pode ser feito através da cooperação, que é uma boa maneira de melhorar a competitividade de um negócio. Mas, de acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), apenas quatro em cada dez brasileiros conhecem o cooperativismo. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre as cooperativas!

O que são cooperativas? 

As cooperativas são associações de pessoas que possuem os mesmos interesses e se organizam de forma democrática para alcançá-los, melhorando a situação financeira de grupos específicos de pessoas e resolvendo estas necessidades comuns. Pontos fortes dentro de uma cooperativa são a gestão democrática e a participação econômica. É como se todos os membros fossem também proprietários.

Como as cooperativas estão organizadas no Brasil? 

Hoje, existem cerca de 4,9 mil cooperativas brasileiras registradas na OCB — o que equivale a um total de mais 17 milhões de cooperados e mais de 455 mil pessoas empregadas. Essas associações estão divididas em 7 segmentos principais: Agropecuário; Crédito; Transporte; Trabalho; Produção de Bens e Serviços; Saúde; Consumo e Infraestrutura.

Existem também alguns princípios que regem essas cooperativas:

  • Adesão livre e voluntária;
  • Gestão democrática;
  • Participação econômica;
  • Autonomia e independência;
  • Educação, formação e informação;
  • Intercooperação;
  • Interesse pela comunidade.

É possível saber mais sobre o funcionamento dessas organizações através da Lei Nº 5.764/71, que institui a Política Nacional de Cooperativismo.

Como a Sitawi apoia essas organizações?

Cerca de 12 cooperativas já passaram pelo portfólio da Sitawi, sendo apoiadas pela nossa Plataforma de Empréstimo Coletivo. Com o apoio de mais 500 investidores, essas organizações captaram, juntas, mais de R$3 milhões em recursos para financiar seus projetos. Além do empréstimo, recebem mentorias e acesso a uma rede de contatos para desenvolver ainda mais seus negócios.

Conheça algumas delas:

  • Cooperativa Ser do Sertão
    • Cooperativa de produtores do ramo agropecuário da agricultura familiar da Bahia, é constituída por produtores rurais, adeptos de sistema de produção agroecológicos e tem foco no protagonismo de mulheres e jovens na produção agrícola.
  • Sementes do Marajó
    • Cooperativa extrativista de açaí da Amazônia do Pará, que funciona como uma ponte para comercializar o produto. A extração do fruto ocorre de maneira que não agride a floresta.
  • Coopercuc
    • Cooperativa de geleias, doces e bebidas da Bahia, que implementa projetos de agricultura sustentável e beneficiamento de frutas nativas da caatinga e outras frutas cultivadas na região. A cooperativa também busca melhorar as condições de vida das famílias envolvidas.

Nós queremos ajudar ainda mais cooperativas a mobilizar dinheiro para causas socioambientais! Se você tem um negócio que gera impacto positivo e se interessou, confira aqui se a atuação da sua organização se conecta com os nossos requisitos.

E você, quer apoiar negócios de impacto como essas cooperativas?

Agora que você já conhece as cooperativas e está por dentro de como funcionam, que tal investir nelas? Além de contribuir para  um mundo melhor, você obtém retorno financeiro. Nosso portfólio não para de crescer e, em breve, novos negócios de impacto vão captar em nossa Plataforma.

Acesse nossa Plataforma de Empréstimo Coletivo e saiba quando novas oportunidades chegarem!

Compartilhe

Publicações relacionadas

Gostou do nosso conteúdo?

Assine nossa newsletter e receba mais novidades sobre a Economia de Impacto.

Ir para o conteúdo