Finanças de Conservação e Clima
A conexão entre capital, biodiversidade e clima.
O Futuro precisa de ação. Agora.
Nosso padrão de consumo e produção atual já se mostraram incompatíveis com a capacidade do planeta em fornecer recursos e matérias-primas. O sistema ecológico e climático global está entrando em colapso. Por isso, nos últimos anos vimos os desafios climáticos e ambientais entrarem em ascensão no debate da sociedade.
Mas não é o suficiente.
A urgência e a complexidade dessas questões exigem processos de financiamento inovadores, que tornem possíveis soluções efetivas para conservar a natureza e para enfrentar os desafios climáticos.
Sem isso, como vamos ter medidas concretas para implementar essas soluções e, ao mesmo tempo, trazer prosperidade e bem-estar à sociedade?
Como funciona?
Desenvolvemos soluções financeiras para conservar a biodiversidade e enfrentar os desafios climáticos.
Fases do desenho de um instrumento financeiro:
Estudos e diagnósticos: realizamos estudos e conduzimos diagnósticos para compreender melhor os contextos econômico, político, institucional, social e ambiental/ecológico para o desenvolvimento de instrumentos financeiros com potencial de destravar/mobilizar recursos que endereçam os desafios atuais de conservação da biodiversidade e promovam ações de mitigação/adaptação às mudanças climáticas.
Desenho e estruturação de instrumentos financeiros: financiamento de conservação da natureza e financiamento climático, sobretudo ações relacionadas com mudança do uso do solo, ainda são mercados de fronteira, com a relação risco x retorno x impacto não incorporadas devidamente nos instrumentos financeiros atuais. Uma alternativa para este desafio é desenhar estruturas de blended finance, onde diferentes tipos de capital e diferentes tipos de instrumentos são compatibilizados numa única estrutura de financiamento.
Operacionalização: após o desenho da estrutura financeira, a Sitawi apoia todas as etapas de investimento, seja operando diretamente (especialmente capital filantrópico), seja com parceiros (capital comercial, de acordo com regulação relevante);
Monitoramento de impacto: elaboramos a tese de impacto da estrutura de financiamento em conservação e/ou climática e implementamos plano de monitoramento de impacto, com indicadores baseados em ciência.
Programas territoriais: Idealizamos, planejamos e implementamos programas de desenvolvimento territorial que conservam a biodiversidade, mantém o fluxo de serviços ambientais no longo prazo e garantem modos de vidas sustentáveis.
Entenda como usar as finanças para a conservação do meio ambiente
Baixe nosso mapeamento “Soluções financeiras para a conservação da natureza”
Para quem é?
Atores nacionais e internacionais, interessados em aumentar fluxos de capital para conservação da biodiversidade e agenda climática.
Resultados de impacto
+R$365 milhões mobilizados para impacto socioambiental positivo
+ 1 milhão de hectares conservados
65 Comunidades atendidas
Portfólio
Conteúdos Relacionados
Todos somos parte da mudança que geramos no mundo.
Quer saber mais?