Como boas parcerias alavancam causas socioambientais e o terceiro setor?

“Sem a Sitawi não teria sido possível atingir a nossa meta de 2.700 hectares de restauração florestal”. Este é um relato de Hendrik Mansur, especialista de conservação do The Nature Conservancy (TNC), em um diálogo entre parceiros de impacto, que ocorreu durante a reunião geral da equipe da Sitawi, neste mês. 

O painel contou com a presença de representantes do BNDES, da TNC e da Orgânicos in Box, todos parceiros da Sitawi em diferentes projetos e eixos de atuação. Na ocasião, os convidados debateram sobre o impacto da conexão com a Sitawi em seus resultados. O painel foi uma das atividades do encontro, que aconteceu no Rio de Janeiro, e reuniu todas as pessoas colaboradoras da organização para trocar ideias, realizar atividades de integração e apresentar resultados.  

A mobilização conjunta de empresas e ONGs é uma forma de demonstrar compromisso com o bem comum da sociedade. Para uma parceria de sucesso, é necessário seguir algumas práticas essenciais. Dentre elas, uma verdadeira relação de troca, flexibilidade e muita transparência. 

Conexões que impactam

Para exemplificar uma das ações colaborativas de sucesso, vale destacar o programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural. A iniciativa do BNDES contou com a união de diversas empresas, entidades filantrópicas e sociedade civil, que mobilizaram mais de R$6 milhões para diferentes iniciativas que promovem o legado de patrimônios culturais materiais e imateriais.

A Sitawi atuou na gestão dos recursos financeiros do programa, junto à plataforma de crowdfunding Benfeitoria, que coordenou a campanha e captou recursos de pessoas físicas. “A Sitawi é pioneira e inovadora no modelo de funcionamento. Houve muita transparência durante nossas parcerias”, relata Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Patrimônio e Turismo do BNDES. 

Aline Santolia, CEO da Orgânicos in Box, ressalta a participação ativa e acompanhamento muito próximo da Sitawi para com a empresa. O negócio já captou R$1,4 milhão através da Plataforma Sitawi de Empréstimo Coletivo em 2019 e 2022. “O investimento da plataforma preparou a gente para a expansão. E quando uma coisa é boa, a gente volta”, relata. Hoje a empresa conecta mais de 100 produtores rurais a consumidores e fomenta o desenvolvimento no campo, gerando renda para o pequeno produtor. 

Painel “Diálogos com parceiros” com Aline Santolia, Luciane Gorgulho, Hendrik Mansur
e mediação do coordenador de Gestão de Filantropia da Sitawi, Victor Ribeiro

Segundo a gerente de Parcerias e Relacionamento da Sitawi, Silvia Daskal, a união entre empresas e organizações sociais é fundamental para potencializar os impactos da atuação de ambas. Ela ressalta que estas conexões geram engajamento social e permitem que os recursos cheguem na ponta de forma técnica e estruturada. 

“Buscamos conectar empresas e filantropos com genuína orientação para causas socioambientais com iniciativas e organizações que possuem atuação relevante para pessoas, territórios e causas.”, ressalta. 

Tem um recurso e quer fortalecer uma causa em que acredita? Com a Sitawi você consegue. Fale conosco.

Que mais parcerias de impacto possam ser firmadas em 2023! 

Publicações relacionadas