No último mês, fechamos mais uma chamada para negócios de impacto com objetivo de fomentar organizações que têm como propósito o desenvolvimento sustentável de comunidades locais da Amazônia e de conservação da floresta.
Essa chamada conta com a parceria da PPA (Plataforma Parceiros pela Amazônia), CLUA (Aliança pelo Clima e Uso da Terra) e Fundo Vale.
Quais são os tipos de organizações que se inscreveram?
Ao todo, mais de 50 organizações se inscreveram para captar conosco. A grande maioria é composta por pequenas e médias empresas com as mais variadas vertentes de impacto:
- Agricultura sustentável
- Cadeias produtivas
- Cidadania
- Cultura
- Bens de consumo sustentáveis
- Tecnologia verde
- Educação
Além disso, cooperativas, organizações sociais e associações marcaram presença. Veja no gráfico abaixo:

Após essa etapa, a equipe de investimento de impacto faz a avaliação e seleção de negócios. As organizações que se encaixam passam por uma análise criteriosa e aprofundada de dados financeiros e de impacto. Depois disso, ficam aptas para captar em nossa Plataforma de Empréstimo Coletivo.
Análise e avaliação de impacto
Nesta análise aprofundada, são avaliados a governança, fibra ética, capacidade de execução, o mercado em que está inserido e o seu modelo de negócio. Já em relação ao impacto, a Sitawi estuda tanto a extensão (por exemplo, quantas pessoas serão beneficiadas ou quantos hectares de floresta nativa serão preservados) como a profundidade do impacto ( em que medida essa iniciativa melhora a vida dessas pessoas). A avaliação também inclui entrevistas com fundadores, funcionários, clientes, beneficiários e outras partes interessadas relevantes para a organização.
“Com esta chamada voltada para negócios de impacto na Amazônia, a Sitawi quer fortalecer organizações que, além da conservação da biodiversidade, gerem trabalho e renda para as pessoas, fomentando a economia local”, diz Bruno Girardi, Diretor Vice-presidente da Sitawi Finanças do Bem
Confira as vertentes de impacto que se inscreveram:
.