Filantropia: saiba a diferença entre doações de urgência e doações de perenidade

A filantropia é caracterizada pelo conjunto de ações que visam ajudar a sociedade e o meio ambiente, indo desde trabalho voluntário até doações de comida, recursos financeiros e objetos. Essa prática é responsável por ajudar milhões de pessoas em todo o mundo e deve ser executada com uma estratégia bem estruturada, para garantir que os recursos humanos e financeiros sejam bem aproveitados para a transformação do mundo.

Existem diferentes tipos de doações em dinheiro, voltadas para necessidades específicas:

  • Doações de urgência, também conhecidas como emergenciais ou pontuais. 
  • Doações de perenidade, que podem ser chamadas de programadas ou recorrentes. 

Ambas são válidas e fazem toda a diferença, mas devem ser utilizadas em situações específicas. Confira abaixo:

O que são doações de urgência?

As doações de urgência são aportes financeiros feitos para contribuir com a mitigação de problemas pontuais, como crises sanitárias e catástrofes naturais. Por exemplo, doações para hospitais durante a pandemia e para abrigos durante enchentes e deslizamentos. Essa ação filantrópica é feita pontualmente, para um fim específico e que terá fim eventualmente .

Na Sitawi, a filantropia pontual foi de extrema importância durante a pandemia da Covid-19. O Fundo Filantrópico Salvando Vidas arrecadou mais de R$ 140 milhões para combater a emergência sanitária que devastou o país. Foram mais de 10 milhões de pessoas beneficiadas, mais de 90 milhões de EPIs doados para profissionais e entidades de saúde e muitas vidas salvas pelas doações feitas pela sociedade civil e instituições.

O que são doações de perenidade?

Ao contrário das doações de emergência, as doações de perenidade são recorrentes e voltadas para problemas socioambientais que perduram por muito tempo. Doar dinheiro para a conservação da natureza ou para a educação de crianças em situação de vulnerabilidade é uma doação perene, por exemplo.

Essa iniciativa tem periodicidade fixa, então o ideal é que seus doadores façamo aporte de maneira programada — mensal, trimestral ou anualmente. Em geral, é esse tipo de filantropia que custeia as ações de ONGs e institutos que atuam na ponta. 

Toda doação é válida na transformação do mundo

Apesar das diferenças, o que vale nos dois tipos de doações é o bem que se proporciona, já que toda doação ajuda uma causa importante e beneficia pessoas direta ou indiretamente. 

Por isso, dedicar parte de suas finanças para a transformação do mundo faz toda a diferença. Escolha a sua causa e faça a sua parte para apoiá-la, assim, contribuímos para melhorias na sociedade e a conservação da natureza.

Na Sitawi, as doações recebidas nos mantêm ativos para apoiar diversas outras organizações. Ou seja, doando para nós você fortalece as ações de impacto positivo da Sitawi!

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo