Social Entrepreneur Awards and Folha Entrepreneur Social of the Future are open for applications

A 14ª edição do concurso mais importante e respeitado da América Latina, Prêmio Empreendedor Social – voltado a brasileiros idealizadores de iniciativas socioambientais inovadoras com mais de três anos de atuação – está com as inscrições abertas até 20 de maio. Criada pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, a premiação reconhece iniciativas em áreas como Educação, Saúde, Tecnologia Assistiva, e Meio Ambiente. Vencedores e finalistas dos concursos  terão acesso a benefícios que totalizam R$ 350 mil.

Os empreendedores de até 35 anos, gestores de negócios que estão em fase inicial (de um a três anos), podem concorrer ao 10O Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro. As inscrições para ambas premiações podem ser feitas pelo site  bit.ly/2K09fwg .

São Paulo, 6 abril de 2018O principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina e um dos mais concorridos do mundo, o Prêmio Empreendedor Social chega à 14ª edição. Criada em 2005 pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, a premiação está com as inscrições abertas até 20 de maio para líderes de iniciativas inovadoras e de impacto social, com mais de três anos de atuação, em áreas como Saúde, Educação, Tecnologia Assistiva e Meio Ambiente, entre outras. Os gestores de negócios sociais, cooperativas, OSCIPS, ONGs e startups com foco socioambiental – que estão em fase inicial (de um a três anos) –, por sua vez, podem se inscrever para a 10ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro. Os vencedores e finalistas terão acesso a benefícios que totalizam R$ 350 mil em forma de mentorias, capacitação e cursos de qualificação em instituições como Insper e Fundação Dom Cabral.

O Prêmio Empreendedor Social tem o objetivo de selecionar, premiar e fomentar os líderes socioambientais mais empreendedores do Brasil, que desenvolvam há mais de três anos iniciativas inovadoras, sustentáveis e com comprovado impacto socioambiental. Além da projeção nacional e internacionalmente dos líderes selecionados, a Folha de S. Paulo e a Fundação Schwab – correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos e idealizadora da premiação no mundo – oferecem um alto nível de qualificação e networking, viabilizando aos premiados a conquista de maiores e melhores indicadores em sustentabilidade, impacto social direto e indireto, influência em políticas públicas e escalabilidade para seus projetos.

“Chegamos à 14a edição da premiação com uma rede de cem líderes de projetos e negócios de impacto que oferecem ao país tecnologias sociais inovadoras para a resolução de problemas e carências em áreas estratégicas como educação, saúde, desenvolvimento humano e meio ambiente”, afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo. A Rede Folha de Empreendedores Socioambientais é composta de finalistas e vencedores do prêmio, que ganham a chancela do jornal e visibilidade para suas iniciativas.

Desde a criação, em 2005, o Prêmio Empreendedor Social contou com 2.822 inscritos de todo o Brasil, um recorde da premiação no mundo. “Os empreendedores sociais são a voz da inovação no mundo e no Brasil temos na Folha um parceiro que nos possibilitou encontrar pessoas engajadas à frente de grandes organizações”, diz Hilde Schwab, fundadora e presidente da Fundação Schwab.

O Folha Empreendedor Social de Futuro, por sua vez, é dedicado aos líderes sociais de até 35 anos que estão à frente de iniciativas mais recentes, com um a três anos de atuação. Criada pela Folha de S. Paulo em 2009, essa premiação utiliza os mesmos parâmetros internacionais da Schwab para avaliar e contemplar propostas inovadoras que ainda precisam de visibilidade e de capacitação para aumentar sua atuação e influência.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Coca-Cola e IEL (Instituto Euvaldo Lodi) – iniciativa da Confederação Nacional da Indústria. Conta com apoio do Instituto C&A e Instituto Porto Seguro, além da parceria estratégica da ESPM, Fundação Dom Cabral, Insper e UOL.

VENCEDOREEmpreendedor Social ReduzidoS DA EDIÇÃO 2017

Valdeci Ferreira, fundador da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, venceu o Social Entrepreneur Award com um modelo de franquia de unidade prisional sem guarda e arma, já exportado para 19 países. Voluntário há mais de 30 anos, Ferreira conquistou o maior concurso da área na América Latina. O Empreendedor Social de Futuro foi vencido por Ralf Toenjes, do Renovatio – ONG que leva óculos de baixo custo e diagnóstico oftalmológico para o interior do Brasil. Com um negócio que leva alimentação saudável para comunidades em cinco Estados, Hamilton da Silva, empreendedor do Saladorama, venceu a categoria Reader's Choice com 56% dos votos.

Os vencedores de 2017 foram eleitos por um júri composto por especialistas de diferentes áreas. Participaram da avaliação deste ano, a presidente do Conselho da Fundação Schwab, Hilde Schwab; Maria Cristina Frias, colunista de “Mercado” na Folha; Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e professor na USP; e Ronaldo Iabrudi, diretor-presidente do Grupo Pão de Açúcar. Também foram jurados Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, organização que estimula investimento social corporativo; Marilene Ramos, diretora das áreas de Energia, Gestão Pública, Socioambiental, Saneamento e Transporte do BNDES; Sérgio Andrade, vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2015; e João Carlos Martins, pianista e maestro.

BENEFÍCIOS DA PREMIAÇÃO EM 2018

The winners and finalists of the Empreendedor Social and Folha Empreendedor Social de Futuro awards will have their profiles published in a special section – which circulates nationally in Folha de S. Paulo – and on the Folha website. All selected will receive a kit with an extensive and complete evaluation report, according to the demanding criteria of the awards, in addition to journalistic photographs and video about the work, for free publicity use.

Todos os finalistas serão certificados em um evento a ser realizado em São Paulo, do qual participarão com todas as despesas pagas de transporte e hospedagem. A cerimônia reunirá lideranças políticas, empresariais, acadêmicas e da sociedade civil. Essa visibilidade significa potencial de apoio em âmbito nacional.

Os eleitos, por sua vez, serão convidados a integrar a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, um seleto grupo de líderes sociais altamente inovadores que interagem constantemente entre si com apoio e divulgação da Folha de S.Paulo.

Dentre os benefícios recebidos pelos vencedores, encontram-se diversas premiações realizadas pelos parceiros. A Sitawi Finanças do Bem oferecerá coaching of three hours for each of the winners of the Social Empreendedor and Folha Empreendedor Social de Futuro awards, to be held in the first half of 2018.

Related publications