Com o fim da pandemia, celebramos nossa atuação durante esse período

Recentemente, celebramos a entrega da 20ª usina de oxigênio, com recursos do Fundo Filantrópico BNDES Salvando Vidas, gerido pela Sitawi em parceria com BNDES, Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Bionexo e Benfeitoria. A usina foi instalada em Baturité, Ceará.

A usina vai beneficiar a comunidade atendida pela Unidade de Pronto Atendimento local e representa uma das últimas entregas da iniciativa, realizada para proteger os profissionais de saúde que estiveram diariamente expostos à doença e atender adequadamente os pacientes do sistema público de saúde brasileiro.

O evento coincidiu com um marco mundial: o decreto do fim da pandemia pela OMS. Durante os mais de três anos em que toda a sociedade se mobilizou para promover a saúde e salvar vidas, a Sitawi e parceiros contribuíram, até o momento, com a doação de +80 milhões de EPI’s e impactou 9 milhões de pessoas envolvidas com as instituições de saúde beneficiadas. 

Aprendizado que salvou vidas

Enfrentamos um momento nunca vivido por nossa sociedade, mas com rapidez e flexibilidade. Fizemos disso um fator que impulsionou nosso impacto. Mesmo com o cenário repleto de incertezas, obtivemos crescimento e conseguimos desenvolver soluções para mitigar as consequências da doença.

Além disso, o Salvando Vidas levou oxigênio para diversas unidades de saúde durante o colapso causado pela falta desse insumo tão essencial, como no caso de Manaus, em 2021. Isso mostra que ações filantrópicas coletivas e estratégicas podem gerar impacto positivo com agilidade e eficiência.

A união fez a força

Os resultados dessa iniciativa trouxeram ganho social gerado pelo engajamento entre diversas partes:  Sitawi, parceiros, doadores e instituições beneficiadas. A junção dos esforços permitiu que o objetivo fosse alcançado e, mesmo com o fim dos tempos mais difíceis, ainda permanece um legado para os beneficiários do fundo. Para a UPA, que recebeu recentemente a usina, a entrega tem uma grande importância, pois auxilia no tratamento não só da Covid, mas de diversos problemas respiratórios. 

Ao final das ações que ajudaram a causar impacto na ponta, o sentimento de toda a equipe da Sitawi é de gratidão e esperança em continuar mobilizando recursos para transformar o mundo em um lugar melhor para todos. O Fundo Filantrópico se tornou mais um exemplo de que fazer o bem é essencial para a nossa trajetória. É o que conta Priscilla Batista, analista de Gestão de Filantropia da Sitawi que acompanhou de perto o Salvando Vidas:

“O momento mais marcante para mim foi a inauguração do Abaré II, uma unidade de saúde fluvial que leva atendimento médico às comunidades ribeirinhas que necessitam muito de ajuda. Levar atendimento médico através de um barco e poder ver de perto como funciona o atendimento foi muito gratificante, uma experiência única e marcante que ficará sempre na minha memória”, comenta.

Novas perspectivas

Para o momento de alegria e alívio que marca o final da pandemia, continuamos buscando soluções para as questões socioambientais mais urgentes e contamos com o apoio de organizações e cidadãos da sociedade civil para garantir a continuidade de nossas ações.

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo