Explicando Fundos Patrimoniais para ONGs: um guia para você criar o seu

Fundos Patrimoniais são instrumentos financeiros voltados para o longo prazo, criados a partir de doações. Esses mecanismos auxiliam na perenidade financeira para as organizações sem fins lucrativos, isso porque o dinheiro de doação é investido e convertido em rendimentos periódicos. 

Esse rendimento é muito importante, pois assegura um certo nível de recursos para custear seus principais projetos voltados para saúde, educação, desigualdade, etc por muitos anos. 

A principal razão para se instituir um fundo patrimonial é essa: um futuro com mais esperança! Mas existem outras vantagens. Confira:

Vantagens de criar um Fundo Patrimonial

Pesquisas apontam que quase metade das Organizações da Sociedade Civil abertas na última década fecharam devido à falta de reservas financeiras e dificuldades administrativas. Acontece que a principal dificuldade dessas instituições é a falta de financiadores contínuos para seus projetos. 

Por isso, criar uma reserva financeira é muito importante para as ONGs, seja com foco no curto prazo (Fundo de Reserva) ou para o longo prazo (Fundo Patrimonial). 

Fundos Patrimoniais são mecanismos que possuem legislação própria trazendo respaldo jurídico e segurança (tanto para a organização quanto para seus doadores) para essa reserva financeira de longo prazo. Na Endowments do Brasil, parceira da Sitawi, todos os fundos são operados de acordo com a regulamentação aplicável (Lei 13800/19), garantindo um alto nível de Compliance nas operações.

Abrir um Fundo Patrimonial com a Endowments do Brasil ainda possui um grande diferencial: não é necessário um aporte inicial. Dessa maneira, mesmo com poucos recursos financeiros sua ONG pode se planejar para um futuro mais sustentável financeiramente. 

Mas você sabe como é o processo de criação de um Endowment?

Como funciona o processo de criação de um Fundo Patrimonial para uma ONG

Pegamos como exemplo uma organização do terceiro setor que possui sazonalidade na arrecadação de doações, o que gera instabilidade financeira e risco para manter todos os seus projetos, mas que tem a certeza que suas ações terão continuidade no futuro.

  1. A instituição entra em contato com a Endowments do Brasil e sinaliza seu desejo de criar um Fundo Patrimonial, e o valor do aporte inicial ao fundo (se houver).
  2. A Endowments do Brasil cria um Fundo Patrimonial personalizado com menores custos de abertura e gestão de uma OGFP própria, atendendo às necessidades da ONG.
  3. A instituição inclui a captação para seu Fundo Patrimonial dentro de sua estratégia e ações de captação de recursos.
  4. A Endowments do Brasil cuida da formalização dos aportes para o Fundo Patrimonial, que vão para uma conta corrente exclusiva.
  5. A Endowments do Brasil, com apoio da Sitawi Finanças do Bem, faz a gestão financeira do fundo, buscando rendimento financeiro acima da inflação e de longo prazo.
  6. Os rendimentos são reinvestidos, aumentando o aporte principal. 
  7. Semestralmente, é cobrado um valor para o gerenciamento desse fundo.
  8. Assim que o fundo atingir o valor mínimo necessário, desembolsos poderão ser realizados periodicamente para a instituição. 
  9. A ONG passa a ter uma reserva financeira de longo prazo que vai promover a perenidade de seus projetos estratégicos. 

Expertise em dobro: Sitawi + Endowments do Brasil

O mecanismo de Fundos Patrimoniais une a estrutura e alto nível de compliance da Endowments do Brasil para gerir Fundos Patrimoniais seguros com a experiência de mais 15 anos da Sitawi em propor soluções financeiras inovadoras para organizações do terceiro setor. Dessa maneira, os fundos surgidos da parceria contam com alto nível de transparência e conformidade legal, buscando resultados financeiros sólidos para que as organizações do terceiro setor continuem gerando impacto socioambiental positivo.

Um exemplo desse sucesso é o Fundo Patrimonial Casa Chama, voltado para a causa transvestigênere. Conheça clicando aqui.

Ficou interessado em abrir um Fundo Patrimonial para a sua ONG? Entre em contato com a Endowments do Brasil!

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo