Programa Território Médio Juruá 2017-2021

Sobre o projeto

O Médio Juruá está localizado no sudoeste do Estado do Amazonas, uma área contínua de floresta tropical conservada no município de Carauari, área central, a 1.676 km de Manaus por via fluvial. O território de alta importância ecológica por sua rica biodiversidade, abriga uma área de 1,2 milhão de hectares, com duas Unidades de Conservação – a Reserva Extrativista (Resex) Médio Juruá e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari – e parte da Terra Indígena Deni do Rio Xeruã, cobrindo uma grande área da zona rural do município de Carauari (AM).

O Programa Território Médio Juruá (PTMJ) nasceu em 2017, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável do território, oferecendo meios de subsistência sustentáveis, bem-estar às populações tradicionais e conservando a biodiversidade. Entre 2017 e 2021, a iniciativa elaborou um Plano de Desenvolvimento Territorial para a região, que envolveu uma ampla base de stakeholders para ampliar a escala e o impacto das iniciativas de conservação e de desenvolvimento nas dimensões social, ambiental e econômica. O programa trouxe avanços nos eixos de energia, comunicação, educação, e cadeias de valor sustentáveis.

A SITAWI é responsável pela articulação do projeto, coordenação das atividades e informes, avaliação dos resultados e suporte para as organizações locais. O objetivo é deixar um legado para o Médio Juruá que fortaleça e empodere todos que são da região ou trabalham nela.

Impacto

+R$16 milhões mobilizados

+3.500 pessoas impactadas

919 mil hectares conservados

ODS