Talanoa é um Instituto Internacional de Políticas Públicas que tem o objetivo de acelerar ações boas para o clima a partir da colaboração da sociedade, gerando resultados positivos para ela. Com a gestão financeira da Sitawi, o Fundo Filantrópico realiza análises técnicas e econômicas, planeja e analisa políticas públicas e desenvolve ações e ferramentas para alcançar sua visão.
O Instituto Talanoa atua como “policy think and do tank”, e é dirigido pela administradora pública Natalie Unterstell. Think Tanks são instituições ou organizações que produzem conhecimento sobre temas políticos, econômicos ou científicos e que também são responsáveis pela difusão desses assuntos. Esse processo é feito através de estudos e artigos, publicados com o objetivo de influenciar a opinião pública.
O Talanoa realiza esse trabalho com a visão de preparar os cidadãos para um mundo mais quente e de clima mais incerto. Atualmente, o instituto desenvolve o projeto Política por Inteiro, que realiza o acompanhamento em tempo real dos sinais políticos de mudanças relevantes e seus efeitos, anunciados ou realizados pelo Executivo Federal. Essa é uma forma de construir uma análise técnica dos sinais políticos, para materializar e gerir os possíveis riscos.
O fundo tem soluções baseadas em ciência e colaboração. Ele apoia a formulação e implementação de políticas públicas, assessorando governos para que haja inovação na efetivação. Além disso, o Talanoa também apoia estratégias de investimento resiliente que considerem riscos climáticos e de negócios. O instituto ainda avalia e monitora o desempenho de fundos e instrumentos de políticas públicas e sua governança em grandes escalas.
Talanoa
A palavra Talanoa tem origem nas tradições das ilhas do Pacífico Sul, como Fiji e Tonga, e seu significado diz respeito a um processo de diálogo que deve ser aberto, amplo e interativo. Essas comunidades conversam sobre temas difíceis e encontram soluções em conjunto para problemas comuns.
Para mais informações, acesse o site da organização.