Fundo Filantrópico que atua promovendo segurança hídrica no estado do Paraná ganha força com novas parcerias

Em 2019, pensando na segurança hídrica da Bacia do Rio Miringuava, localizada em São José dos Pinhais (PR), nasceu o movimento Viva Água, que promove a resiliência hídrica e climática a partir da conservação da natureza e do fomento ao empreendedorismo de impacto socioambiental positivo. Idealizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com a gestão financeira da Sitawi, o movimento conecta hoje diversas organizações públicas e privadas, e vem ganhando força ao aliar-se a novas parcerias, como com a Volkswagen do Brasil.

Recentemente, a fabricante de veículos, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, lançou o Programa de Empreendedorismo Sustentável em São José dos Pinhais. Em parceria com o movimento, o projeto visa fomentar a economia local por meio da implementação de práticas agrícolas sustentáveis e da alavancagem do turismo responsável.

De acordo com Anke Manuela Salzmann, Gerente de Projetos da Fundação Grupo Boticário, parcerias como essa são fundamentais para alavancar a atuação do movimento: “O Viva Água funciona como um grande conector de atores em prol de um objetivo comum: a segurança hídrica. Parcerias como esta, são uma via de mão dupla. Elas vão de encontro aos objetivos do movimento e da própria empresa, que tem no Viva Água hoje, uma grande oportunidade de fortalecimento de sua agenda ESG.”, comenta ela.

Por que o Rio Miringuava?

A bacia do Rio Miringuava é estratégica para a região metropolitana de Curitiba. Ela abastece aproximadamente 500 mil pessoas, incluindo indústrias e produtores rurais da região. No que diz respeito à produção agrícola, a bacia concentra 70% de toda a atividade do município de São José dos Pinhais/PR, onde está localizada, abastecendo 1,5 milhão de pessoas na região.

Para o movimento, o fomento a ações de restauração e de conservação de ambientes naturais é uma das principais formas de promover a segurança hídrica. Conservar e recuperar a vegetação nativa, adotar melhores práticas de uso do solo e fomentar o desenvolvimento de fontes de renda sustentáveis consistem nas propostas da iniciativa.

Para novidades sobre esses e outros projetos onde a Sitawi está inserida, continue nos acompanhando!

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo