Como o Investimento de Impacto pode contribuir para a autonomia financeira de mulheres

Desde o século XX, o mundo assistiu diversas mudanças no que diz respeito aos direitos das mulheres. Conforme os anos passaram, a população feminina conquistou o direito de estudar, votar, trabalhar e fazer outras coisas que antes eram permitidas apenas aos homens. Apesar de toda a evolução, atualmente as mulheres ainda enfrentam diversos desafios na sociedade.

Atualmente, as mulheres trabalham fora e possuem renda, mas ainda estão à margem de assuntos como o planejamento financeiro e os investimentos. Dessa maneira,  o dinheiro que recebem nem sempre contribui para sua autonomia financeira, por motivos como a falta de conhecimento sobre o mercado, a dificuldade no acesso a informação sobre investimentos e o controle de suas finanças por homens.

Para além do trabalho, o planejamento financeiro é uma maneira de tomar a frente de suas próprias decisões e ter controle sobre suas vidas. 

Planejamento financeiro: garantia de independência

Planejar a vida financeira envolve muitas questões: organizar as contas, cortar gastos desnecessários, definir objetivos, poupar parte do salário e investir. Todos esses fatores, juntos, garantem que, em situações de necessidade, a mulher tenha condições de se manter e ter uma vida confortável. Dessa maneira, planejar-se financeiramente é, também, garantir sua independência e segurança.

Para o curto prazo, poupar uma quantia de dinheiro mensal já funciona, mas, a longo prazo, o ideal é ter investimentos. Isso porque as aplicações rendem mais que a poupança durante um período maior de tempo, ou seja, funcionam para objetivos a longo prazo. Como dar entrada em um imóvel, abrir um negócio ou fazer um curso superior.

Além do retorno financeiro e do benefício próprio, existe uma modalidade de investimento que possibilita que você promova transformações em todo o país: o investimento de impacto. Quer saber como isso funciona? Continue lendo.

Primeiro, vamos entender quais são as duas principais categorias de investimento:

Alternativas de investimento

  • Renda fixa: Nesse formato de investimento, as aplicações possuem remunerações previstas no momento do aporte Isso significa que na hora de “contratar” esse investimento você já sabe o quanto vai receber ao final. São exemplos desse tipo de investimento CDB, Tesouro Direto e LCI.
  • Renda variável: Já nessa categoria estão os investimentos cujo retorno financeiro não é previsível ou dimensionado na hora da aplicação. Dessa maneira, o recebimento do capital varia positiva ou negativamente de acordo com o que ocorre no mercado, como no caso das ações da bolsa e dos fundos imobiliários.

Dentro dessas categorias existem muitas possibilidades de investimentos. Para decidir qual é a ideal, atente-se aos riscos, condições de pagamento e o retorno financeiro gerado.

Investimento de Impacto: retorno financeiro e transformação socioambiental

Na Sitawi fomos pioneiros na modalidade de Investimento de Impacto no Brasil, esse tipo de investimento utiliza da abordagem Blended Finance para financiar negócios de impacto. Isso significa que, na Plataforma Sitawi, diversas pessoas investem em uma única organização e após o período de carência recebem suas aplicações com os juros do empréstimo feito. 

Nossa equipe tem um processo de escolha desses negócios que captam pela Plataforma, dessa maneira é possível avaliar o impacto positivo que trazem para a sociedade e o meio ambiente e se será possível que a organização faça o repagamento do dinheiro investido nela. Isso significa que os investimentos são feitos a  empresas com capacidade para transformar o Brasil e ainda pagarem o empréstimo feito. 

Além disso, com a Plataforma de Empréstimo Coletivo para Impacto, tornamos o investimento de impacto acessível para todos: você pode investir online a partir de R$ 10 em negócios que geram transformação social e ambiental no país. Suas economias podem fazer mais pela sua independência financeira e pelo impacto positivo. 

 Invista no seu futuro e na transformação socioambiental

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo