No Brasil, o cenário é de avanço ainda tímido em volumes investidos. Apesar de sermos um mercado recente e ainda em desenvolvimento, já contamos com um total de recursos disponíveis para investimentos de impacto estimado em 186 milhões de dólares.
De forma geral, ao mesmo tempo que o empreendedor social encontra dificuldade para acesso a crédito barato e paciente, o investidor que deseja alocar seus recursos em organizações focadas em impacto socioambiental também não consegue encontrar facilmente essas oportunidades de aplicação. Veja mais sobre o Porquê do Investimento de Impacto.
Do lado do empreendedor, o acesso a financiamento e investimento para organizações sociais e negócios de impacto com e sem fins de lucro é restritivo devido ao tamanho e modelo das organizações e às altas taxas de juros praticadas no mercado. Essas iniciativas, no entanto, precisam deste tipo de capital tanto para manter a operação funcionando quanto para expandir seu impacto.
Com a evolução dos mercados e da consciência coletiva, a demanda por opções socioambientais sustentáveis vêm crescendo a taxas maiores do que as ofertas disponíveis, gerando oportunidades de captação de recursos para organizações em estágios mais críticos.
O desenvolvimento de mecanismos financeiros que atendam a essas demandas (como a Plataforma de Empréstimo Coletivo da Sitawi) é importante para reduzir a taxa de mortalidade de organizações de impacto, bem como, para derrubar as barreiras ao investimento com impacto.
Fontes: