Médio Juruá: confira os últimos acontecimentos do território

O primeiro semestre do ano no Médio Juruá foi repleto de encontros que abordaram assuntos relevantes e iniciativas inovadoras visando o desenvolvimento sustentável da região. Confira parte do que rolou abaixo!

Encontro de Avaliação e Planejamento do Manejo de Lagos do Médio Juruá

No mês de julho, nossa equipe de Finanças de Conservação e Clima, responsável por desenvolver soluções financeiras para conservar a biodiversidade e enfrentar os desafios climáticos, acompanhou de perto o encontro de Avaliação e Planejamento do Manejo de Lagos do Médio Juruá, na Base de Apoio Bauana, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari.

A reunião ocorre todos os anos e é um dos eventos mais importantes do território. O encontro, realizado no último mês, reuniu cerca de 200 pessoas que discutiram os resultados da proteção de lagos, compartilharam vitórias e desafios e traçaram estratégias coletivas, para o fortalecimento comunitário e as ações no território. Além disso, também foram definidos o cronograma de contagem e da pesca e a logística para a comercialização, para o ano de 2023. 

O manejo sustentável do pirarucu selvagem é uma das ações apoiadas pelo Programa Território Médio Juruá (PTMJ), iniciativa de desenvolvimento territorial coordenada pela Sitawi.  Nele, são respeitados os limites da biodiversidade e é promovido o desenvolvimento socioeconômico da região. Para saber como é feito o manejo sustentável, leia nosso blogpost.

Para Heitor Dellasta, analista de Finanças de Conservação e Clima da Sitawi, encontros como estes são fundamentais para a articulação de estratégias positivas para o território: “A Reunião de Planejamento de Pesca é um importante momento para reconhecer a importância do protagonismo das organizações locais no Território Médio Juruá. A reunião reflete a coesão e a auto-organização comunitária que permitem processos mais descentralizados e participativos de tomada de decisões com relação ao território e o manejo do pirarucu.”.

Para saber mais sobre o encontro, acesse o conteúdo produzido pelo Instituto Juruá, responsável técnico pela contagem de pirarucu nos ambientes da Área do Acordo de Pesca e ambientes do município de Itamarati.

33ª Reunião do Fórum Território Médio Juruá (Fórum TMJ)

Ainda no mês de julho, nos dias 18 e 19, ocorreu também a 33ª Reunião do Fórum  Território Médio Juruá. Realizada na sede da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), em Carauari (AM), a reunião apresentou resultados, propostas e encaminhamentos de governança para a região.

Para Ana Quelly Anacleto, auxiliar de Finanças de Conservação e Clima da Sitawi, ter uma maior aproximação e afinidade com a região é fundamental para continuarmos engajando o movimento local: “Conhecer o Médio Juruá, após algum tempo auxiliando nas atividades do PTMJ, foi uma experiência única de poder vivenciar como, de fato, é a formação sociopolítica da região. Pude perceber como é a articulação dos atores locais, assim como o quão engajados são e estão com as causas que trarão melhoria para um bem coletivo.”

Para ficar ainda mais por dentro, confira a notícia do Instituto Juruá.

O combate ao garimpo e os impactos da exploração de gás no rio Juruá também estão sendo debatidos no território. Para saber mais, leia a notícia.

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo