Mudanças climáticas: o combate aos seus efeitos como um papel de todos

Com o passar dos anos, alagamentos, secas, extinção de espécies, recordes de temperatura e constantes ondas de calor são assuntos cada vez mais frequentes em nosso cotidiano. Mas o que esses eventos têm em comum? Todos são efeitos das mudanças climáticas no planeta. Mas existem diversas iniciativas atuando para combater esses efeitos. É o que você confere nesse conteúdo! 

Principais causas das mudanças climáticas

Elas acontecem por vários motivos, mas o principal deles é a liberação excessiva de gases de efeito estufa, que retêm o calor do sol e aumentam a temperatura do planeta. Essa liberação exacerbada acontece por meio das atividades humanas. Segundo dados do relatório Emissions Gap Report 2022, da ONU, o Brasil está entre os sete maiores emissores desses gases no mundo. No país, essa emissão acontece principalmente pela queima de combustível fóssil, pelo desmatamento e pelas queimadas.

O desmatamento também é uma das causas das mudanças climáticas, pois ele retira a cobertura vegetal do planeta, que absorveria o CO2, e pode lançar o carbono armazenado em plantas e no solo na atmosfera. Somente no Brasil, em 2022, a área desmatada aumentou 22,3% em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Relatório Anual de Desmatamento (RAD 2022).

O relatório mostra ainda que, a Amazônia e o Cerrado, juntos, totalizam 90,1% dos biomas afetados. A expansão da fronteira agrícola, a construção de estradas e hidrelétricas e a prática de mineração são umas das principais causas do desmatamento no país.

Outra causa das mudanças climáticas é a poluição do solo e da água. Na poluição do solo, a capacidade de absorção de água e de armazenamento de carbono é reduzida, impactando também a qualidade da terra para plantações. Já na poluição da água, a qualidade e a quantidade de recursos hídricos disponíveis no planeta para consumo e uso em demais atividades é reduzido, ocasionando o uso de recursos mais poluentes.

Como combater esses efeitos?

Agora que você já sabe quais são as principais causas das mudanças climáticas, deve estar se perguntando o que pode fazer para combater esses efeitos. Existem diversas políticas para conservar o meio ambiente e reduzir os efeitos no planeta, como a agenda ESG, a ação Carbono Zero (ou net zero), o Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Mas, além dessas políticas e acordos, também é possível assumir pequenas ações individuais para combater os efeitos negativos das mudanças climáticas. Te contamos mais sobre em nosso blogpost “Hábitos que impactam”.

Por outro lado, mais afastados do universo das grandes instituições e ações globais, estão algumas iniciativas locais, em sua maioria de atuação nacional, que combatem esses efeitos. É o caso de alguns projetos que já passaram pela Sitawi. Confira alguns deles abaixo:

  • Talanoa: tem como objetivo melhorar a tomada de decisão e acelerar a ação climática, por meio da combinação de dados, ciência e diálogo.
  • TNC Mantiqueira: tem como objetivo a restauração de 500 mil hectares da Serra da Mantiqueira, na Mata Atlântica, em até 10 anos.
  • Movimento Viva Água: tem como objetivo contribuir para que haja água de qualidade para todos, por meio de ações que promovam a recuperação ambiental e a transformação da realidade socioeconômica na bacia do Rio Miringuava, no PR.

Essas ações e iniciativas nos lembram que, juntos, fazemos a diferença pela conservação do planeta. Continue nos acompanhando para conhecer mais projetos de impacto socioambiental positivo!

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo