Entre os dias 27 e 31 de agosto, a equipe da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) realizou o Laboratório Criativo de Mobiliários da Floresta, na comunidade de São Raimundo, localizado no Médio Juruá. A oficina teve como objetivo prestar consultoria técnica aos projetos de Movelaria e Artesanato da região e abordou temas como: noções de criação e desenvolvimento de mobiliário (design), ergonomia para mobiliário, leitura de desenho técnico, organização e segurança na marcenaria, uso e manutenção de ferramentas e maquinário e uso da madeira.
O laboratório contou com os consultores Iuçana Mouco (designer) e Edvaldo Almeida (líder de marcenaria), ambos com experiência em criação e desenvolvimento de mobiliários de grande porte e artesanato de madeira, que elaboraram atividades “mão na massa” para ensinar técnicas de manejo de resíduos de madeira.
Durante o Laboratório, foram criados e desenvolvidos diversos produtos como mesas e cadeiras. Além disso, os empreendedores locais aprenderam a usar novas ferramentas e maquinários para tornar o processo produtivo mais inovador.
Os próximos passos consistem em ações de acesso ao mercado e comercialização dos produtos desenvolvidos durante e após o Laboratório, continuação de mentoria e coaching para os empreendedores, além de, monitoramento dos indicadores de desempenho e resultados.