Por que o impacto ainda não é prioridade nos investimentos, mas vai ser

Nos últimos anos, o tema do impacto socioambiental tem ganhado cada vez mais destaque nas discussões sobre investimentos e filantropia. Empresas, famílias de alto patrimônio e até mesmo instituições financeiras estão começando a perceber a importância de direcionar recursos não apenas para obter retornos financeiros, mas também para gerar mudanças positivas na sociedade e no meio ambiente. 

No Brasil, as famílias de alto patrimônio têm um papel crucial nesse cenário. Com um volume de capital estimado em mais de R$ 3 trilhões, elas possuem uma capacidade significativa de influenciar não apenas os mercados financeiros, mas também os comportamentos sociais e ambientais. Por isso, suas práticas de investimento e filantropia têm impacto que vai muito além de seus próprios recursos. 

A definição de investimento de impacto concentra-se em investimentos com objetivos socioambientais positivos e expectativa de retorno financeiro. Embora atualmente a alocação de investimentos priorize o retorno financeiro, há uma tendência crescente de mudança nesse padrão. 

Na pesquisa Famílias de Alto Patrimônio no Brasil -Investimento de Impacto e Filantropia, realizada pela Sitawi, descobrimos que em um período de 1 a 3 anos, espera-se que a abordagem sustentável seja a principal, seguida pela abordagem finance-first, indicando uma visão otimista em relação às oportunidades nesse campo. No gráfico abaixo, cada ponto representa a escolha de um respondente que participou da pesquisa sobre um movimento de alocação em cada abordagem. As setas em cinza são proporcionais à intensidade e direção de alocação em cada abordagem.

Durante a pesquisa, também descobrimos que, 58% dos Single Family Offices expressou o desejo de aumentar o impacto de suas atividades filantrópicas, reconhecendo as sinergias possíveis com seus portfólios de investimento de impacto. Embora considerações práticas, como benefícios fiscais, eficiência e mandato familiar, tenham sido mencionadas por uma minoria, é evidente que a conscientização sobre o impacto está crescendo entre os investidores de alto patrimônio. 

Se você deseja saber mais sobre as tendências de investimento entre pessoas de alto patrimônio e como elas podem influenciar suas decisões financeiras, não deixe de ler a pesquisa completa. Acesse agora mesmo e esteja preparado para o futuro dos investimentos com impacto. 

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo