5 práticas sustentáveis para empresas

Em meio a uma ebulição global, muito se fala sobre a importância de olhar para o meio ambiente e entender quais ações humanas têm piorado questões relacionadas a ele. Com isso, a sustentabilidade se torna pauta recorrente na vida cotidiana e corporativa – todas as empresas podem e devem traçar estratégias para diminuir o impacto que produzem sobre o meio ambiente. 

Essas ações podem ir desde o descarte sustentável de matérias-primas até a compra de créditos de carbono. Independentemente da forma como se colabora para o desenvolvimento sustentável, essa iniciativa é fundamental para garantir um futuro com menos problemas climáticos e ambientais.

Vantagens das iniciativas sustentáveis

Além de serem uma boa ação para o meio ambiente e para as futuras gerações, a sustentabilidade traz benefícios para as empresas que a praticam. Atualmente, o desenvolvimento sustentável é uma tendência e importa muito para os consumidores: segundo uma pesquisa da Nielsen, 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente.

Isso significa que ser “amiga da natureza” traz uma vantagem competitiva para as empresas, gerando uma boa reputação com o público.

Se você ficou interessado em diminuir os impactos da sua empresa sobre o meio ambiente, continue lendo. Temos 5 dicas incríveis para te ajudar nessa jornada:

Ações sustentáveis para colocar em prática – das mais simples às mais complexas

  • Reduza o consumo de descartáveis adotando materiais reutilizáveis

Já pensou em quanto lixo podemos produzir? Para evitar esse descarte, materiais como copos descartáveis e sacolas podem ser substituídos. Aqui na Sitawi, todos os colaboradores possuem sua própria caneca, ecocopo e ecobag. 

  • Crie campanhas de sustentabilidade e compartilhe a ideia

Não basta ser sustentável apenas no local de trabalho, essa ação precisa acontecer em todos os locais e momentos. Por isso, gincanas e projetos de conscientização com toda a equipe são ótimas maneiras de engajar os colaboradores e torná-los mais sustentáveis também nas suas casas.

Pode ser uma competição para quem fizer mais ações positivas ou uma palestra sobre o assunto – o importante é mobilizar o pessoal e garantir que todos estejam ligados.

  • Procure fornecedores sustentáveis

Faça como a maioria dos consumidores e busque saber a procedência dos materiais que sua empresa vem utilizando. Assim, dê preferência para as matérias primas produzidas sem prejudicar o meio ambiente e a sociedade, vindas de organizações que têm como missão um mundo mais sustentável. Para isso você pode contar com negócios de impacto, assim terá a garantia que seus fornecedores possuem um compromisso socioambiental.

  • Engaje seu público com a ideia

Além de trazer colaboradores e fornecedores para o lado sustentável, busque espalhar a ideia para seus clientes e consumidores também. Essa troca pode acontecer através das redes sociais, de embalagens de produtos e por aí vai. Você vai gerar conscientização de quem consome seus produtos e ainda pode atrair pessoas que estejam interessadas no assunto.

  • Crie um projeto para financiar práticas sustentáveis

Para quem quer ir além das pequenas ações rotineiras, ter um projeto ambiental próprio e desenhado de acordo com as especificidades da empresa é ideal. Assim, você consegue devolver ao meio ambiente o que retira dele, diminuindo o impacto da sua organização sobre a natureza. O projeto pode ser voltado para o solo, os animais, a água ou o ar. O importante é que a natureza sempre seja considerada nas ações estratégicas da empresa, como explicamos neste material.

Para quem quer ir além: a Sitawi tem soluções inovadoras para sustentabilidade

Na Sitawi criamos soluções financeiras inovadoras para promover impacto ambiental positivo. Nossas frentes de atuação possuem a expertise necessária para criar diagnósticos,desenvolver e gerir projetos em parceria com empresas que gostariam de utilizar as finanças como mecanismo de conservação da natureza . Em nosso site você pode conferir diversos projetos ambientais que coordenamos em parceria com grandes instituições privadas.

Se você tem interesse em instituir um projeto voltado para o meio ambiente e tornar sua empresa mais sustentável, chame a gente para uma conversa e veja suas ideias saírem do papel.

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo