Reconhecimentos e parcerias
Prêmios e reconhecimentos



Nosso ambiente de trabalho e cultura organizacional são reconhecidos pela pesquisa de clima Great Place to Work. Em 2022, com 86% de satisfação entre os colaboradores, a Sitawi foi considerada pela 2ª vez como um excelente lugar para trabalhar. O primeiro reconhecimento das dimensões de credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem foi em 2021, com avaliação positiva de 83% da equipe.

Em 2021, a Sitawi foi vencedora da categoria Emergência Sanitária do prêmio e figurou em 3º lugar, entre as 12 finalistas, na Escolha do Leitor. A organização foi reconhecida pela gestão financeira de 16 Fundos Filantrópicos que mobilizaram R$ 175 milhões e milhares de recursos, EPIs, kits de higiene e cestas básicas para combater a Covid-19 e mitigar os efeitos da pandemia no país, beneficiando mais de 8 milhões de pessoas. O prêmio é realizado pela Folha de São Paulo e a Fundação Schwab.


A Sitawi foi apontada como a 6ª organização social mais influente do Brasil e 6ª na América Latina pelo ranking TOP 500 NGOs da NGO Advisor. Em 2018, as Finanças do Bem ainda subiram 19 posições em relação ao ano anterior, ocupando o 100º lugar global.

Concorrendo pela primeira vez, a Sitawi foi a única organização brasileira finalista na 6ª edição do Finance for the Future Awards. Organizado pelo ICAEW e A4S – Accountability for Sustainability, em parceria com a Deloitte, o prêmio destaca boas práticas de negócios ao reconhecer o papel das finanças em ajudar na incorporação da sustentabilidade na tomada de decisão das organizações.

Em 2020, a Plataforma de Empréstimo Coletivo da Sitawi, recebeu o prêmio Environmental Finance IMPACT Awards 2020, na categoria Iniciativa de Impacto do ano da América Latina e Caribe. Os vencedores foram escolhidos por um painel de 12 juízes, composto por investidores de impacto de todo o mundo.

A Sitawi foi reconhecida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como melhor projeto na categoria investimento socialmente responsável da América Latina de 2011. O Prêmio beyondBanking reconhece anualmente as contribuições de destaque de intermediários financeiros e seus serviços bancários sustentáveis na América Latina.

Em 2010, a Sitawi se comprometeu a alocar 1,5 milhão de dólares no setor social no Brasil em três anos. Em 2013, a meta foi batida por meio de empréstimos sociais e gestão de fundos, apoiando 15 organizações e impactando mais de 24 mil pessoas. Em 2013, a Sitawi se comprometeu de novo para desenvolver novas ferramentas de finanças sociais com o objetivo de impactar mais de 100 mil pessoas.

A Sitawi recebeu o prêmio de Organização mais transparente pela ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, sendo reconhecida como a organização que melhor apresenta à sociedade as informações sobre a sua gestão. A votação ocorreu durante o 8° Festival ABCR, realizado em maio de 2016.

Em março de 2016, a Sitawi recebeu a certificação A+, o mais alto grau na escala de Transparência e Padrão de Gestão conferida pelo Instituto Doar, que tem como missão ampliar a cultura de doação no Brasil e coordena a iniciativa certificadora de ONGs. Esse movimento tem por objetivo reconhecer e valorizar organizações através de processos padronizados e verificáveis sobre transparência e gestão.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, criado em 2001, é o principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais que compõem o Banco de Tecnologias Sociais (BTS).


A Sitawi foi finalista da primeira edição do Prêmio Visionaris do UBS. Como demonstração de seu compromisso com a sociedade, o UBS criou o Visionaris – Prêmio UBS para apoiar o trabalho de empreendedores sociais de destaque. Com essa finalidade, o UBS AG se associou no ano de 2004 à Ashoka, organização internacional que tem o propósito de colaborar para a profissionalização dos empreendedores sociais ao redor do mundo.

O BNDES apoia o matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural, uma iniciativa-piloto inovadora de financiamento a projetos voltados para deixar legado para o patrimônio cultural brasileiro, material e imaterial, e o Matchfunding Salvando Vidas, iniciativa para o enfrentamento da COVID-19. Os programas têm a gestão financeira da Sitawi. Confira os termos do BNDES+ e os termos do Salvando Vidas.