Confira os resultados do Fundo Filantrópico que atuou em prol da saúde na Amazônia

O Fundo NPI Expand, que contou com gestão financeira da Sitawi, chegou ao fim após 3 anos de atuação em 9 estados da região Norte e Nordeste do Brasil — Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. O projeto, idealizado pela Palladium e financiado pela USAID, teve o objetivo de, junto a instituições locais, mitigar os efeitos da pandemia entre as comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e urbanas da Amazônia.

Segunda fase do Fundo

A segunda fase, iniciada em maio de 2022, promoveu campanhas de comunicação de risco e engajamento da comunidade para incentivar e aumentar a demanda e a cobertura vacinal para prevenção à Covid-19, e combater a desinformação e as fake news contra a vacina.

Uma das campanhas de sucesso foi a “Espalhe Saúde, Não Covid”. Com seis vídeos interativos, de forma didática e informativa, eles respondem dúvidas e desmistificam as principais fake news ligadas aos imunizantes desenvolvidos para combater a Covid-19, além de trazer dados sobre os casos da doença e a eficácia das vacinas. 

Atividades do Fundo

  • Promoção da Vacina: O NPI Expand promoveu o acesso amplo, eficaz e com equidade à vacina contra a Covid-19, bem como a sua aplicação segura e eficaz. Isso ocorreu tanto nos centros urbanos quanto em comunidades isoladas.
  • Combate à desinformação: Os prejuízos causados por fake news em meio à pandemia foram diversos. O fundo visou combater esse problema através de campanhas de conscientização da população amazônica.
  • Mitigação dos efeitos do vírus: por meio da ampliação da prestação de serviços e capacitação de profissionais, fortaleceram o sistema de saúde.

Todas essas metas foram alcançadas, gerando impacto positivo para as regiões. Confira alguns dos resultados ao longo dos anos de atuação do Fundo:

  • +209 mil doses de vacina administradas
  • 323 municípios atendidos
  • +25 mil pessoas capacitadas
  • R$ 25 milhões mobilizados

Além dos resultados em números, o NPI Expand possibilitou grandes momentos no combate ao CoronaVírus. Uma das iniciativas dos projetos contemplados pelo Fundo realizou uma expedição fluvial para a região dos rios Negro e Solimões, que levou profissionais e insumos de saúde para as comunidades ribeirinhas, além de treinar profissionais e comunitários indígenas.

Esses resultados — em números e histórias — foram possíveis pela mobilização coletiva entre as instituições e a sociedade civil, como os profissionais e líderes comunitários. “Essas ações revelam o grande potencial da filantropia estratégica para preencher lacunas sociais e gerar impacto positivo!”, destaca Joana Eisenstadter, coordenadora de Gestão de Filantropia da Sitawi.

Compartilhe

Publicações relacionadas

Gostou do nosso conteúdo?

Assine nossa newsletter e receba mais novidades sobre a Economia de Impacto.

Ir para o conteúdo