É preciso enxergar a educação como um ambiente que dá às crianças e adolescentes a oportunidade de se expressarem em projetos conectados com suas realidades, e que contribui para a formação de cidadãos capazes de enfrentar o mundo. É nisso que o Programa Escolas Criativas acredita.
Contando com a gestão financeira da Sitawi, o programa quer transformar ainda mais escolas em ambientes engajadores, com atividades práticas que utilizam diversas ferramentas entre métodos tecnológicos, como computadores e kits de robótica, além de não-tecnológicos, como lápis, cola e papelão.
Hoje, o programa atua em 16 secretarias de educação municipais e estaduais e abrange mais de 950 escolas com seus projetos. Tendo beneficiado mais de 334 mil alunos, o programa ainda prevê alcançar cerca de 500 mil alunos até o fim de 2024. Para atingir esse objetivo, o Programa Escolas Criativas atua em parceria com gestores públicos, lideranças escolares e professores, mapeando e promovendo atividades que transformem a maneira de abordar disciplinas e competências do currículo, contribuindo para a formação integral do estudante.
Todas as redes de ensino participantes têm o suporte necessário para desenvolver as atividades previstas no projeto. Para isso, são realizadas mentorias, cursos, compartilhados exemplos de planos de aula, materiais de referência, e mais. Além disso, toda a implementação do projeto é medida através de pesquisas com formadores e professores participantes.
O resultado dessa colaboração são profissionais da educação cada vez mais dispostos a implementar a metodologia em suas aulas, e a realização de intercâmbios entre escolas e secretarias, para analisar o desempenho dos projetos.
Para saber mais sobre o Programa Escolas Criativas, acesse o site.