A edição do Festival ABCR 2023, maior evento de captação de recursos da América Latina, aconteceu este mês em São Paulo e trouxe mais de 70 palestras com diversos focos. Em um dos espaços, Leonardo Letelier, CEO da Sitawi, apresentou curiosidades sobre o mecanismo de Fundos Patrimoniais de forma interativa, para engajar o público no tema.
Além de estar à frente da Sitawi, Letelier também ocupa o cargo de diretor-executivo da Endowments do Brasil, a primeira Organização Gestora de Fundos Patrimoniais (OGFP) “multi-causa” e “multi-beneficiário” no país.

“É importante estar no palco com a ABCR porque tanto a questão dos Fundos Patrimoniais quanto a da lei 13.800/2019 são novas. Precisamos disseminar esse conhecimento para o máximo de organizações possíveis. Ter um espaço, como o deste fórum, para fazer isso, fortalece e aproxima cada vez mais o terceiro setor de soluções financeiras inovadoras no país. Por exemplo, com a parceria da Sitawi e da Endowments do Brasil, qualquer organização consegue criar um Fundo Patrimonial aderente à lei, com o mínimo de burocracia”, dispara Letelier.
Captação de recursos e inovação caminham lado a lado
As organizações sem fins lucrativos desempenham um papel importante na solução de questões socioambientais no mundo todo. E a captação de recursos é uma grande aliada delas para garantir formas de fazer ainda mais, ampliando resultados de impacto positivo.
O time de Parcerias e Relacionamento da Sitawi esteve presente no evento para engajar e aprender cada vez mais sobre novos potenciais de recursos para ONGs, além de trocar experiências com diversas pessoas e referências do terceiro setor.

“Quando pensamos (e falamos) em captação de recursos, a inovação precisa ser constante. Participar de fóruns como esse e estar ativamente na busca por novas formas de impulsionar nossas ações é primordial para avançar e crescer. Sempre com cooperação e colaboração. Por isso, dialogar com novas pessoas, organizações e frentes de trabalho são iniciativas que abrem inúmeras portas e constroem parcerias”, declara Luiza Valle, líder de Parcerias e Relacionamento da Sitawi.
Com os avanços tecnológicos, inovações serão sempre frequentes no mundo em que vivemos. Por isso, é importante debater sobre as novas ferramentas e as iniciativas que surgem para disseminá-las no ecossistema em que atuamos. Quer saber mais sobre por que é importante uma organização pensar a longo prazo com um Fundo Patrimonial? Leia agora!