Território Médio Juruá: o impacto positivo através das comunidades tradicionais da Amazônia

Cuidar do território, manejar os recursos naturais, beneficiar os produtos da sociobiodiversidade e articular trocas e parcerias. Essas são as chaves para o sucesso do Programa Território Médio Juruá (PTMJ).

A iniciativa visa contribuir com o desenvolvimento sustentável do Médio Juruá, uma região do Amazonas que fica a quase 900km de Manaus e tem como principal meio de locomoção o barco, cuja viagem demora cerca de 6 dias. O programa atua por meio do fortalecimento de cadeias produtivas da sociobiodiversidade, no fomento ao empreendedorismo local e no uso e manejo sustentável dos recursos naturais, oferecendo meios de subsistência sustentáveis e bem-estar aos povos ribeirinhos e indígenas.

O programa apresenta os seus resultados realizados durante o Ano 2 do PTMJ – Fase II, com atividades desenvolvidas entre julho de 2022 e junho de 2023.

O PTMJ é coordenado pela Sitawi Finanças do bem e possui como parceiros estratégicos a USAID Brasil, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) e a Natura, e parceria institucional da Alliance Biodiversity & CIAT e da CGIAR. Os parceiros implementadores são AMAB, ASMAMJ, AMECSARA, AMARU, CODAEMJ, ASPROC, ASPODEX e Instituto Juruá.

A coordenadora do PTMJ na Sitawi, Ronnayana Silva, destaca a importância do protagonismo das organizações locais: “A atuação das instituições de base comunitária do Médio Juruá é um grande exemplo de organização social para territórios da Amazônia, em um momento em que tanto se fala da importância dos povos da floresta para a manutenção da biodiversidade e da regulação climática a nível global. Essas associações e cooperativas — compostas por povos ribeirinhos e povos indígenas — estão nos mostrando uma nova dinâmica social e modelos de geração de renda baseados na natureza, com respeito às suas culturas e com verdadeiro protagonismo local”, ressalta.

Acesse agora o Relatório de Impacto do Ano 2 do Programa Território Médio Juruá Fase II e fique por dentro de todas as atividades realizadas.

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo