Tese de impacto: o que é e qual sua importância

O ESG está em alta. Segundo estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. E esse comportamento não é diferente entre pessoas que investem.

Com isso, muitas organizações estão se aproveitando desse movimento para surfar na onda do ESG e conquistar investidores e clientes através do greenwashing, prática que consiste em usar a sustentabilidade para se promover, mas não aplicá-la de verdade.

Mas, se essa é uma prática tão recorrente, como você, investidor de impacto, vai ter certeza que seu dinheiro está sendo aplicado em uma organização que atua ativamente com a causa que promete? Vem que nós te explicamos! 

Tese de Impacto

O Investimento de Impacto é a modalidade que avalia a relação: risco x retorno x governança x impacto socioambiental. E, para ter certeza que seu dinheiro está indo para o lugar certo, é fundamental uma avaliação minuciosa dos negócios e a  mensuração do seu impacto. Esse processo é chamado de Tese de Impacto.

Aqui na Sitawi, a nossa equipe de Investimento de Impacto desenvolveu uma tese própria para analisar e escolher os negócios que realmente impactam a natureza e/ou a sociedade.

Para isso, nossos especialistas fazem uma avaliação aprofundada dos dados fornecidos pelas organizações e realizam entrevistas com fundadores, clientes e colaboradores, além de realizar visitas in loco para conhecer a atuação do negócio e fazer a validação das informações de perto. 

A análise de impacto é feita baseada em duas dimensões principais: extensão e profundidade. Na qual extensão significa o número de pessoas impactadas e/ou hectares preservados que o negócio alcança e profundidade avalia o grau de mudança gerado na vida das pessoas e/ou no bioma a partir da intervenção, produto ou serviço oferecido. Depois de mapeados a extensão e a profundidade do impacto do negócio é avaliado também seu potencial de extensão e possíveis riscos. Assim, conseguimos classificar os negócios, por meio de um rating de impacto próprio e priorizar as organizações que possuem maior potencial impacto socioambiental positivo para captar investimento através da Plataforma de Empréstimo Coletivo para Impacto.

Mensuração de Impacto pós investimento

A partir da aprovação e da realização da captação de empréstimo, nós acompanhamos os negócios até o final do período de pagamento e mensuramos o impacto que o investimento causou nessas organizações. 

Para manter a transparência em todos os processos, cada investidor recebe um relatório trimestral sobre cada organização investida, com informações como:

  • Impacto;
  • Análise das finanças;
  • Destaques do trimestre;
  • Notícias sobre as organizações.

Desse modo, usamos a tese para tornar o investimento de impacto cada vez mais seguro, no qual o investidor consegue entender o propósito da organização, acompanhar o crescimento que acontece a partir do seu investimento e ver como ele está sendo usado para promover melhorias na organização, impactando positivamente na vida dos envolvidos e nas comunidades em que estão inseridos.
Que tal se manter por dentro do ecossistema de investimento de impacto? Cadastre-se e receba mensalmente notícias e informações.

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo