Na Sitawi, atuamos com a Gestão de Filantropia há mais de 10 anos. Nossa trajetória, que conta com mais de 90 Fundos Filantrópicos, foi impulsionada pela preocupação da organização com o compliance. Esse conceito trata-se do conjunto de ações e normas que garantem a transparência e a conformidade com a legislação brasileira.
Aqui, todos os nossos projetos passam pela avaliação e aprovação de uma equipe especializada em compliance. Assim, garantimos que todas as movimentações administrativo-financeiras aconteçam de maneira ética e transparente.
Mas, afinal, você sabe qual a importância dessa conformidade para as ações filantrópicas?
A transparência na gestão de fundos
Fundos Filantrópicos precisam de aportes financeiros de doadores que destinam o capital a beneficiários, que o utilizarão para promover impacto socioambiental positivo. Como uma organização que faz a ponte entre esses dois agentes e cuida da gestão dos recursos financeiros, a Sitawi precisa prestar contas sobre o que e como é feita a utilização desse capital.
Nesse processo, a atuação de compliance é fundamental. Afinal, os doadores precisam ter a garantia de que suas doações estão tendo um destino adequado e os beneficiários precisam saber que todo o valor doado está sendo repassado. Atuando com transparência, através de contratos e demonstrativos financeiros, garantimos isso se concretize.
Como o compliance atua
O compliance atua analisando contratos e movimentações financeiras e dando o aval para que continuem ou sejam ajustados. Dessa maneira, uma transação só é fechada quando está totalmente dentro dos padrões de ética e transparência esperados. Como confirma nossa analista de Compliance, Daniella Nakandakari:
“A transparência é um dos valores da Sitawi que preza pela acessibilidade, clareza e confiabilidade de suas atividades, desta forma, o Compliance atua para garantir que os processos estejam em conformidade com a legislação vigente e regulamentos internos através de atividades como: conscientização da equipe para que entenda o seu papel e responsabilidades, procedimentos de controles, avaliação de riscos, acompanhamento do canal de denúncias, disseminação de políticas internas e externas, monitoramento e melhorias contínuas, entre outras.”
Impacto positivo garantido
Agora que você já sabe a importância do compliance e como levamos esse conceito a sério na Sitawi, confira nossos projetos de Gestão de Filantropia e veja quantas causas apoiamos de maneira ética e transparente.