5 dicas para incluir o consumo consciente na sua rotina

O consumo consciente é uma das principais pautas quando se discute a sustentabilidade. Afinal, reduzir ou melhorar a forma como se consome pode auxiliar no desenvolvimento da sociedade e diminuir os danos causados ao meio ambiente. Isso porque tudo o que é consumido pela sociedade ou sobra da produção industrial acaba sendo descartado na natureza, seja em lixões, aterros ou rios. 

Com o meio ambiente se mostrando cada vez mais instável e frágil devido à ação humana, repensar a forma de consumir torna-se cada vez mais essencial. Infelizmente, essa não é uma prioridade na vida cotidiana do brasileira: segundo dados do Programa Mundial de Alimentos da ONU, 41 milhões de toneladas de comida em perfeito estado são descartadas anualmente.

Além da questão do desperdício de comida, existem outros pontos do consumo desenfreado que prejudicam a natureza e a sociedade, como a produção de bens em larga escala sem respeitar os limites ambientais e o financiamento de empresas que lucram através da exploração de trabalhadores mal remunerados. 

Se você se preocupa com essas questões, está na hora de rever a forma como você prepara refeições, vai para o trabalho, se veste e faz compras. Veja 5 dicas que vão te ajudar a consumir de forma mais consciente:

1- Sem desperdício: utilize os alimentos por completo!

Procure utilizar todas as partes dos alimentos, desde a casca até a parte que já seria consumida. Na internet você encontra várias receitas que utilizam alimentos que iriam para o lixo, como pudim de pão “dormido” e chips de casca de batata.

2- Prefira qualidade e não quantidade

Sempre priorize a compra de produtos que vão durar mais tempo, com tecidos de qualidade e que não contêm plástico. Assim, você evita precisar comprar roupas novas com frequência e se desfazer de materiais que prejudicam o meio ambiente. Para isso, as lojas Slow Fashion e os brechós são grandes aliados. 

3- Reduza e repense a produção de lixo

Procure diminuir a produção de lixo comum. Utilize ecobags para ir ao mercado, prefira bolsas térmicas à caixas de isopor, tenha seu eco copo reutilizável e compre produtos a granel. Além disso, faça a separação do que tiver descarte inevitável. Assim, você colabora com a reciclagem desses produtos.

4- Incentive as boas ações no ambiente de trabalho

O consumo consciente está fortemente relacionado à conscientização ambiental, então converse e troque ideias sobre a importância de um futuro sustentável. Criar projetos que fomentem a sustentabilidade e indicar fornecedores que tenham preocupação com os efeitos da produção de materiais no meio ambiente são algumas formas de tornar sua organização mais consciente.

5- Pratique a economia circular

Defenda a ideia da adesão à economia circular. Esse sistema prega um melhor aproveitamento dos recursos na lógica de produção, dando prioridade aos insumos duráveis e renováveis, como documentos digitais em vez de impressos ou copos reutilizáveis que evitam o uso de copos plásticos descartáveis. Essa dica funciona ainda mais para quem produz bens de consumo, como alimentos e produtos de limpeza e higiene, por exemplo.

O futuro sustentável é coletivo

Vale lembrar que, sozinhos, dificilmente vamos atingir uma meta necessária de desenvolvimento sustentável. Esse processo precisa ser feito de maneira coletiva, sendo um compromisso de toda a sociedade pelo futuro do mundo. Por isso, além de praticar, conscientizar outras pessoas é muito importante para expandir o consumo consciente. 

Comece agora a fazer parte do grupo de pessoas que defende um consumo menos danoso ao meio ambiente e à sociedade. Compartilhe essas 5 dicas com suas amizades, colegas de trabalho ou familiares. Assim, a corrente do bem se torna cada vez maior.

Publicações relacionadas

Ir para o conteúdo