Edital Cultura em Movimento

Cultura

Sobre o fundo

O Edital Cultura em Movimento é uma das iniciativas do Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS), resultado dos estudos previstos no Termo de Acordo Socioambiental firmado entre as autoridades e a Braskem. O Plano reúne mais de 40 iniciativas nas áreas cultural, social, econômica e urbanística de Maceió e o edital, construído de forma participativa por meio de escutas realizadas entre janeiro e maio de 2025, tem como objetivo apoiar e valorizar expressões artísticas e tradicionais da cidade.

Por que um Fundo Filantrópico?

A Sitawi Finanças do Bem foi selecionada para conduzir a iniciativa de forma integrada, reunindo, em uma única parceria, a gestão programática e a gestão financeira do edital. Com foco no fortalecimento de grupos e iniciativas culturais locais, a Sitawi adotou uma abordagem territorial e de presença contínua em Maceió, garantindo maior proximidade com o contexto sociocultural do território e adequando o desenho do edital às demandas reais do público-alvo.

No âmbito programático, a Sitawi estruturou integralmente o escopo do edital, definindo critérios técnicos, conduzindo a avaliação das propostas, gerenciando a comunicação com proponentes e operacionalizando os desembolsos. A atuação incluiu ainda articulações com autoridades locais e ações presenciais de mobilização e suporte, como oficinas e atendimentos para orientação no processo de inscrição.

Impacto

367 atendimentos presenciais e virtuais

6 oficinas presenciais de apoio

572 inscrições

104 beneficiários

ODS

Ir para o conteúdo